domingo, 8 de novembro de 2009

HISTÓRICO DA COMUNIDADE DOM JAIME CÂMARA

A comunidade hoje denominada Dom Jaime Câmara, era conhecida antigamente como forquilha, sendo essa área de propriedade particular, com passar dos anos e o crescimento da cidade os seus donos, iniciaram um processo de loteamento, oportunizando as pessoas que viviam na zona rural a compra de terrenos na cidade, portanto em 1979 seu Francisco Augusto Xavier e dona Elita Emilia Pinheiro foram os primeiros moradores nesta comunidade, onde viviam com bastante dificuldade sem água e energia. Em visita a periferia de Mossoró o Sacerdote Padre Sátiro idealizou um projeto social, através do qual pudesse trazer assistência a comunidade que estava surgindo nas áreas de educação, social e formação cristã.
Como marco histórico dos 25 anos de Ordenação Sacerdotal Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, concretizou seu projeto através da criação da Fundação Sócio Educativa do Rio Grande do Norte ( FUNSERN ). Com o objetivo de desenvolver como Instituição Filantrópica - diversas atividades, visando integrar as familias do bairro pelos setores: educação, assistência social, esportiva, lazer e religiosa.
Em 05 de março de 1981, é criada a primeira unidade. A Escola de 1º Grau Padre Sátiro que recebeu o seu nome numa justa homenagem da Secretaria de Educação, uma vez que ainda não existia nenhum estabelecimento de ensino atuando na comunidade. Logo em seguida outras atividades foram implementadas: a Creche Erondina Cavalcante Dantas, Centro Cultural Biblioteca Jornalista Dorian Jorge Freire, a Banda de Música Cabo Pereira, Rádio FM Santa Clara e a Pastoral da Gruta . Em torno da Gruta começa a fé crescente do povo em honra a Santa Clara a participação dos leigos se intensifica ao longo dos anos. Mas o tempo passou... Acomunidade cresceu... A pequena Forquilha deu lugar ao populoso Bairro Dom Jaime Câmara em homenagem ao primeiro Bispo Diocesano de Mossoró. Finalmente com o esforço do seu idealizador Padre Sátiro e um grupo de benfeitores e amigos, é inaugurado em 11 de agosto de 1999 o Mosteiro Fraternidade São Francisco de Assis e o Santuário de Santa Clara; concretizando assim a vinda da primeira comunidade de vida contemplativa para a nossa cidade.
Em 22 de julho de 1997 a Escola de 1º Grau Padre Sátiro Cavalcanti Dantas é incorporada á Rede Estadual de Ensino, que passa a denomonar- se: Escola Estadual Padre Sátiro Cavalcanti Dantas - Ensino de 1º Grau.

Outros aspectos como:
-Religioso:
Igreja Católica
Igreja Evangélica

-Atividades Econômicas:
Comércio

-Culturais:
Não existe

-Problemas:
Saneamento Básico
Falta de Água
Segurança
Drogas

-No bairro existe:
Creche
Posto de Saúde
Centro de apoio a menores infratores- CIAD